A infecção urinária ocorre quando há proliferação de micro-organismos estranhos em algumas partes do sistema urinário, como rins, bexiga ou uretra.
As causas mais comuns da infecção urinária são: falta de higiene, pouca ingestão de líquidos, passar longos períodos sem urinar, uso de algum método contraceptivo, cálculo renal, diabetes, entre outras, que variam de acordo com o local da infecção.
O tratamento da infecção urinária, na maior parte dos casos, é realizado através de antibióticos e, em caso de muita dor, analgésico, sempre levando em consideração o tipo da doença e os sintomas que ela apresentar.
Tipos de infecção urinária
Existem três tipos mais comuns de infecção urinária, que se diferenciam de acordo com o local afetado. São eles:
Cistite
Esse é o tipo mais comum da doença e é caracterizado pela infecção na bexiga. Apesar de ser mais recorrente em mulheres, pode afetar também os homens, sendo causado, principalmente, por infecção bacteriana da próstata, que costuma levar à repetição do caso.
Uretrite
A uretrite, como o próprio nome já diz, afeta a uretra e as causas mais comuns podem ser os micro-organismos que são transmitidos através do sexo sem proteção ou bactérias intestinais que se deslocam para a uretra e para a bexiga.
Pielonefrite
A pielonefrite, além de ser um nome difícil, consiste na infecção dos rins, causada por uma bactéria que sobe pelo canal urinário até chegar aos rins. O tratamento e o diagnóstico precoces são muito importantes para que a doença não evolua para o estado crônico.
Quais os sintomas da infecção urinária?
Os sintomas da infecção urinária são diferentes de acordo com o caso e o grau em que a doença se encontra. Porém, os sinais mais comuns são:
- Vontade constante de urinar (em períodos curtos).
- Ardência ao urinar.
- Urina escura.
- Mau cheiro na urina.
- Dor no reto e na pelve.
- Febre.
É importante que o paciente faça todos os exames para tratar o problema o mais rápido e da melhor forma possível, evitando que a infecção se espalhe para outras partes do corpo, causando danos maiores.
Como evitar a infecção urinária?
A prevenção sempre será a melhor forma de tratamento. Procure estar sempre hidratado, ingerindo, no mínimo, 2 litros de água por dia; evite o uso de roupas íntimas muito apertadas; faça uma boa higiene; não passe longos intervalos de tempo sem urinar; observe qualquer mudança na coloração da urina; evite relações sexuais sem uso de preservativo e diminua a ingestão de bebidas alcoólicas ou com cafeína.
A infecção urinária é mais frequente em homens acima dos 50 anos, porque, nessa idade, o risco de desenvolver a hiperplasia benigna da próstata (HPB) é maior. A HPB consiste no aumento da glândula da próstata, bloqueando a bexiga e o fluxo urinário e evitando que ela esvazie completamente, o que aumenta as chances de proliferação de bactérias. Na Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, você conta com urologistas especializados e capacitados para realizar diversos procedimentos, bem como tirar todas as suas dúvidas. Agende uma consulta!