Homem fazendo teste glicose
Avalie este post

A diabetes é uma doença crônica e sem cura que traz uma série de limitações para a vida do paciente. Os efeitos da diabetes na saúde do homem são bastante diversos e perigosos. Por isso, é fundamental realizar o tratamento da maneira correta, seguir uma dieta alimentar equilibrada e sem a presença de açúcar e praticar atividades físicas para controlar o peso corporal.

Infelizmente, ainda existem muitos pacientes que ignoram os riscos da diabetes e insistem em manter hábitos prejudiciais para a saúde, como o consumo de bebidas alcoólicas, doces e carboidratos. Entre os homens, essa resistência é maior, já que, culturalmente, eles cuidam menos da saúde e demoram mais para buscar ajuda médica do que as mulheres.

Mudar o comportamento, ter consciência da gravidade da doença e conhecer todas as possíveis consequências negativas que a diabetes tem na saúde do homem são ações importantes, pois ajudam os pacientes a entenderem a complexidade da doença e a realizarem o tratamento.

Números do diabetes no Brasil

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostrou que o percentual de homens com diabetes cresceu no Brasil. Nos últimos 11 anos, houve um aumento de 54% no número de pacientes do sexo masculino atingidos pela doença.

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, o risco da doença aumenta com o fator idade, ou seja, homens com mais de 65 anos têm mais predisposição ao desenvolvimento da doença.

Contudo, vale ressaltar que a diabetes pode aparecer em qualquer fase da vida, principalmente em homens que têm hábitos inadequados, como sedentarismo, alimentação de baixa qualidade e excesso de peso.

Entre outros problemas, a diabetes é responsável por um risco aumentado de doenças cardiovasculares e pode levar à insuficiência renal crônica e até à amputação de membros inferiores.

Como o diabetes interfere na saúde do homem?

Entre as consequências que o diabetes pode ter para a saúde do homem, algumas complicações precisam ser destacadas. Veja os principais problemas causados pela doença:

Impotência sexual – Homens diabéticos têm maior predisposição à impotência sexual. Quando não controlada, a doença prejudica a ereção por causa do impacto negativo gerado no fluxo sanguíneo do organismo.

Queda de cabelo – O diabetes também intensifica a queda de cabelo nos homens, além de aumentar as chances de infecções no couro cabeludo.

Danos à saúde bucal – Diabéticos têm mais chances de desenvolver periodontite, uma doença bucal que prejudica as gengivas e pode causar infecções graves.

Perda de visão – O excesso de açúcar no sangue, característica comum da diabetes, faz com que os pacientes apresentem perda progressiva da visão, em razão de danos causados à retina e aos vasos sanguíneos dos olhos. Essa condição é chamada de retinopatia diabética.

Problemas de cicatrização – Pacientes diabéticos costumam apresentar pouca sensibilidade nos membros inferiores, além de terem dificuldade de cicatrização. Por isso, é comum o surgimento de lesões nos pés e nos dedos, como feridas e outros machucados, que podem evoluir para gangrenas e amputações.

É importante dizer que todos estes problemas aparecem quando o paciente não faz o adequado controle do diabetes.

Diabetes na saúde do homem: tratamento e prevenção

Agora que você já conhece os efeitos do diabetes na saúde do homem, é importante falar sobre tratamento e formas de prevenção. Em primeiro lugar, o paciente diabético precisa mudar sua rotina alimentar, cortando da alimentação doces, bebidas alcoólicas, carboidratos em excesso e açúcar.

Outras recomendações relevantes são: parar de fumar, fazer atividades físicas regulares, reduzir o consumo de sal, fazer check-ups de saúde periodicamente, administrar a medicação indicada pelo médico e passar em consultas regulares com o oftalmologista e com o urologista.

O tratamento da diabetes é sempre individualizado e deve ser indicado pelo médico responsável após completa avaliação do paciente.

A Vivace Saúde do Homem,clínica de urologia no Rio de Janeiro, conta com um quadro de médicos preparados e qualificados de diversas áreas médicas para atender e esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto. Agende sua consulta!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados

× Whatsapp