Homem Jovem Câncer de Próstata

Números do INCA comprovam que o câncer de próstata é o segundo mais recorrente entre os brasileiros. No entanto, a faixa etária que apresenta maior risco de desenvolver a doença está, de fato, entre homens maiores de 50 anos. Já está mais que comprovado que o câncer prostático tem as chances de cura drasticamente aumentadas quando o diagnóstico é feito precocemente, e, para isso, atualmente os exames mais empregados são os de toque retal e de PSA.

Ao ser diagnosticado câncer de próstata, ou até ocorrência de HPB, a Hiperplasia Prostática Benigna, o médico urologista precisa avaliar o paciente de maneira muito criteriosa e pautado em diversos exames, não apenas no de toque e de PSA, para indicar o tratamento adequado. Outros exames indicados são a biópsia da próstata, em que uma parte da glândula é analisada em laboratório para avaliar a malignidade do câncer, e a ultrassonografia, para aferir as dimensões prostáticas.

Ou seja, todo urologista, antes de prescrever qualquer tipo de tratamento, precisa estar munido de uma gama de informações que pautarão a medicação indicada ou a necessidade de intervenção cirúrgica.

Quais homens estão mais propensos a desenvolver câncer de próstata?

É consenso entre os urologistas que a partir dos 50 anos as chances de desenvolver neoplasia na próstata aumentam consideravelmente. Nesse sentido, a campanha Novembro Azul, com as orientações da Sociedade Brasileira de Urologia, não deixa dúvidas sobre qual a parcela da população precisa dar mais atenção aos exames que visam detectar precocemente o câncer prostático.

Nos homens com idade abaixo de 40 anos, embora sejam raros os casos de câncer de próstata, a procura pelo urologista não pode ser negligenciada. Embora apenas 2% desses homens sejam diagnosticados com câncer, neles a patologia geralmente apresenta-se mais agressiva, por isso destaca-se a importância das visitas regulares ao urologista também para esta faixa etária.

Leia também:  A fisioterapia pélvica e a Dor Pélvica Crônica no homem

Consulte sempre urologistas com certificado TiSBU

Os urologistas da Vivace, clínica de urologia no Rio de Janeiro, são todos credenciados e certificados pela SBU, o que garante diagnósticos e tratamentos seguindo os mais rigorosos procedimentos médicos. Estamos sempre em busca do melhor para a saúde do homem, no Novembro Azul e ao longo de todo o ano.

Ligue para a Vivace! Nosso número é (21) 3199-0400

Dr. Paulo Roberto

Dr. Paulo Roberto S. de Carvalho
Urologista
CRM 52799041

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados

× Whatsapp