Médico e paciente olhando para o tablet | HPB: o que é e como tratar?
Avalie este post

A hiperplasia prostática benigna, conhecida como HPB, é uma doença bastante comum entre os homens acima de 40 anos e caracteriza-se pelo aumento da próstata, causando uma compressão na uretra e gerando um desconforto para a vida do paciente.

Quando não tratada de forma correta, pode acarretar inúmeros problemas para a saúde do homem, como por exemplo infecção urinária e, em casos mais severos, até a perda da função dos rins.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico mais comum é feito com toque retal e exame de ultrassonografia prostática, porém em alguns casos específicos também é necessária realização de exame de sangue e de urina para avaliar possíveis complicações ou até mesmo a gravidade da doença.

Sintomas e Fatores de Risco

É importante citar primeiramente que nem todos os pacientes com HPB vão apresentar sintomas, mas geralmente os mais comuns costumam ser:

    - Aumento da frequência urinária
    - Esforço para urinar
    - Jato mais fraco
    - Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga

Um dos principais fatores de risco é a idade, afinal a manifestação da doença é mais comum após os 40 anos. Mas além disso, outro fator que também pode influenciar é o histórico familiar.

Tratamento do HPB

O tratamento da HPB consiste em aliviar os sintomas da doença e corrigir possíveis complicações relacionadas ao crescimento da próstata, evitando assim futuros danos aos rins e a bexiga, devolvendo saúde e bem estar ao paciente. A indicação do método ideal vai variar de acordo com a forma de manifestação e gravidade da doença, podendo ser clínico, medicamentoso ou cirúrgico.

O tratamento clínico é indicado para casos mais leves e inclui orientações dietéticas e acompanhamento médico regular. Para pacientes com sintomas moderados ou mais severos, recomenda-se algum tipo de medicamento para ressecção do quadro. Já para casos mais graves e/ou com complicações, a cirurgia é o mais indicado.

Agende uma consulta

Na Vivace Saúde do Homem realizamos exames como Urofluxometria, Urodinâmica, Ultrassonografia, além de questionários validados internacionalmente para que possamos fazer os diagnósticos e os tratamentos mais adequados.

Contamos com médicos altamente preparados e qualificados para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e te dar todo suporte necessário no processo de diagnóstico e tratamento. Agende uma consulta!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2014 © Copyright - Vivace.Todos os direitos Reservados

× Whatsapp